O falecimento do Papa Francisco abalou o mundo, católicos e pessoas de outras religiões nutriram um respeito imenso pelo pontífice durante esses 12 anos, que dedicou sua vida a pregar a paz, justiça social e a luta pelos direitos humanos.
O líder da Igreja Católica se tornou uma figura extremamente popular por conta da sua simpatia e por ser realmente alguém que gostava de coisas populares, como futebol e culinária.
Existem muitas curiosidades sobre a vida do primeiro papa latino-americano, nessa matéria decidimos apresentar algumas, para que todos lembrem com carinha a trajetória do pontífice mais popular da história.
Ele tinha 4 irmãos
O Papa Francisco nasceu como Jorge Mario Bergoglio, ele é mais velho de 5 irmãos, três homens e duas mulheres:
- Alberto Horacio (1942-2010);
- Oscar Adrián (1938-1997);
- Marta Regina (1940-2007); e
- María Elena, atualmente com 76 anos, a caçula, é a única irmã viva do papa.
Francisco, o papa mais popular, era apaixonado pelo esporte mais popular do planeta!
O Papa Francisco amava futebol, era comum ver ele conhecendo figuras que marcaram a história do esporte, como Maradona, Ronaldinho Gaúcho, Modric, Messi e tantos outros jogadores.
Seu time de coração era o San Lorenzo, da Argentina, que ganhou a Libertadores pela primeira vez em 2014, um ano após Francisco se tornar Papa.
Leia também: O que se sabe sobre a morte do Papa Francisco?
Escolha do nome Francisco
O papa argentino escolheu seu nome como uma forma de homenagem a São Francisco de Assis, que defendia uma Igreja Católica mais direcionada aos necessitados, sendo o primeiro líder religioso a escolher este nome.
Mesmo não sendo uma decisão obrigatória, ao escolher um novo nome, o líder religioso assume uma personalidade simbólica e espiritual, como o sucessor de São Pedro. Portanto, é uma tradição importante.
Ele não assistia televisão
Em 1990, o papa realizou uma promessa religiosa e nunca mais assistiu televisão, nem mesmo jogos de futebol. Ele sabia dos resultados pelos jornais impressos, toda manhã após as partidas.
Leia também:
Papa Francisco e as suas preocupações com os mais pobres
O líder da Igreja Católica mandou instalar três chuveiros nos arredores da Basílica de São Pedro em 2014 para que os moradores em situação de rua pudessem tomar banho. No ano seguinte, ele também ordenou a criação de uma barbearia para atender quem estivesse precisando.
São gestos que representam a simplicidade e a preocupação com os mais pobres que o Papa Francisco teve durante a sua vida.
Curso de Recuperação do Simples Nacional você irá aprender a recuperar o PIS e COFINS de 60 meses em apenas 3 dias! Veja como Clicando Aqui!